![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjima8bJswQlx7UnpjmjjmcaM5KIvMzyEGrHd5JIN72WpLxrHEfKpuS-PLkAPTzRL_Ha_cwfkKCy4gtwTxobvCag2WfSqBAivnnhh9eTQcY7TTPCPc9dXGnBUqVkBWF6vxpFz-aH4j50a4/s320/rathaus_hannover.jpg)
O Elevador que sobe torto
por Melize Colluci
A nova prefeitura de Hannover é um dos pontos turisticos da cidade. Em seu salão principal, estão maquetes de diferentes épocas da cidade. Desde seu início, há vários séculos atrás, até o período atual, retratando também a destruíção sofrida durante a Segunda Guerra Mundial.
Além de diversos objetos em exposição, talvez o que chame mais atenção é um antigo elevador. Ele liga a base da cúpula até o ponto mais alto do edifício. A grande diferença é que ele faz esse trajeto seguindo a curva da cúpula, ou seja, ele sobe ao mesmo tempo que vai para o lado. Para realizar essa proeza, foi construído um trilho semelhante aos de trem na parede interna da cúpula, por onde o elevador sobe ao ser puxado por um cabo.
Para completar a engenhoca, as paredes e o piso do elevador são inclinados, como a forma de um trapézio. Viajando nele pode-se ter por uns instantes a sensação de estar em um misto de roda gigante sem janelas sentindo os solavancos de um trem de ferro. Construído no mesmo período do edifício, no fim do século XIX, o elevador preserva todo o mecanismo de cabos, roldanas e contra-pesos da época e só quebrou uma vez em um bombardeio durante a guerra.
Nenhum comentário:
Postar um comentário