segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Bem-vindos!!!!!!!!

Oi meninada!!!

Espero que vocês tenham um ano maravilhoso.
Que realmente aproveitem os estudos porque eu quero ver todo mundo formado em dezembro tá.
Deixem recadinhos e novidades para a turma ok.

abraço...

Um comentário:

  1. Fique atento à língua portuguesa!

    A dúvida é: Fui eu que fez ou fiz o trabalho?
    A resposta é: Fui eu que fiz o trabalho.

    Quando o sujeito for o pronome relativo “que”, o verbo deve concordar com o antecedente: “Fui eu que fiz”; “Foste tu que fizeste”; “Foi ele que fez”; “Fomos nós que fizemos”; “Fostes vós que fizestes”; “Foram eles que fizeram”; “Este é o empregado que fez o trabalho” e “Estes são os empregados que fizeram o trabalho”.

    Com o pronome “quem”, a concordância deve ser feita na 3ª. pessoa do singular: “Fui eu quem fez o trabalho”, ou seja, “Quem fez o trabalho fui eu”.

    Alguns autores aceitam duas opções: “Fui eu quem fiz o trabalho” ou “Fui eu quem fez o trabalho”. O verbo pode concordar com o antecedente (eu quem fiz) ou na 3ª pessoa do singular concordando com o pronome “quem” (eu quem fez). No Brasil, a preferência é a concordância com o antecedente quando está no plural (=”Fomos nós quem fizemos o trabalho”) e na 3ª pessoa do singular quando o antecedente está no singular (=”Fui eu quem fez o trabalho”).

    Estaria correto dizer “hoje quem paga é eu”? Essa não. “Hoje quem paga sou eu” e “Hoje sou eu que pago” são duas maneiras corretas de se dizer a mesma mentira…rsrsrsrs

    Recebi e estou repassando...

    ResponderExcluir